PRF apreende carga de madeira nativa transportada ilegalmente em Piripiri

Parte da carga não tinha documentação válida, o que configura crime ambiental
Foto: Divulgação/PRF

Durante fiscalização de rotina na BR-343, em Piripiri, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na madrugada da terça-feira (8), uma carga de 37,63 metros cúbicos de madeira nativa transportada de forma irregular. A ação ocorreu por volta da 1h da manhã, no km 189 da rodovia.

De acordo com a PRF, o caminhão abordado — um M.Benz/Atego 2426 CE, de cor amarela — era conduzido por um homem de 54 anos e transportava estacas de sabiá (espécie Mimosa caesalpiniifolia), considerada nativa da flora brasileira. No entanto, a documentação florestal apresentada cobria apenas 20m³ da carga.

Após medição técnica com o método de cubagem, conforme normas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), os agentes constataram o volume total de 37,63m³. A diferença de 17,63m³, transportada sem cobertura legal, invalida o Documento de Origem Florestal (DOF) apresentado e configura crime ambiental, conforme o artigo 46 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).

O veículo e a carga foram apreendidos e ficarão à disposição do órgão ambiental competente, que definirá o destino da madeira. O motorista e o destinatário da carga poderão responder criminalmente pelo transporte ilegal de produto florestal sem licença válida.

WhatsApp Participe do nosso grupo do WhatsApp e acompanhe nossos destaques!
Entrar no grupo

Deixe um comentário

Your email address will not be published.