Projeto propõe isenção total da conta de luz para famílias de baixa renda

Nova medida pode ampliar benefícios da Tarifa Social e alcançar até 60 milhões de brasileiros
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Um projeto de lei em discussão no Ministério de Minas e Energia propõe mudanças significativas no setor elétrico brasileiro, com destaque para a ampliação da Tarifa Social de Energia Elétrica. A proposta prevê a isenção total da conta de luz para famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social cujo consumo mensal seja inferior a 80 kWh. Se aprovada, a medida pode beneficiar até 60 milhões de pessoas em todo o país.

Atualmente, a gratuidade da energia está restrita a indígenas e quilombolas com consumo de até 50 kWh mensais. Já outros grupos, como idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), têm direito a descontos progressivos de até 65% na conta de energia, desde que não ultrapassem o consumo de 220 kWh por mês.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o objetivo é garantir o acesso à energia elétrica para famílias com consumo básico. “Mais de 60 milhões de brasileiras e brasileiros serão beneficiados com a gratuidade de energia do consumo até 80 gigawatt por mês. Isso representa o consumo de uma família que tem uma geladeira, um chuveiro elétrico, ferro de passar, carregador de celular, televisão, lâmpadas para seis cômodos”, afirmou durante evento no Rio de Janeiro.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Apesar do anúncio, a proposta ainda não conta com articulação avançada dentro do governo. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que não há estudos em curso na pasta sobre o tema, e que, segundo informações da Casa Civil, o projeto também não está tramitando oficialmente. “Desconheço o assunto”, disse Haddad.

Ainda não há detalhes sobre como será feito o financiamento da nova política. O Ministério de Minas e Energia informou que a ideia é ajustar distorções internas do setor elétrico para viabilizar a medida.

Atualmente, cerca de 40 milhões de brasileiros já são contemplados pela Tarifa Social. Caso o projeto avance, esse número pode crescer em até 50%.

WhatsApp Participe do nosso grupo do WhatsApp e acompanhe nossos destaques!
Entrar no grupo

Deixe um comentário

Your email address will not be published.