Na sessão da Câmara Municipal de Batalha desta sexta-feira (21), o vereador Antônio do Nascimento Costa, conhecido como Carlos Costa (PP), utilizou a tribuna para criticar a exclusão do município em melhorias na estrutura turística da região. O parlamentar questionou a reforma realizada na Cachoeira do Urubu, localizada no Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, que faz divisa entre os municípios de Batalha e Esperantina. Segundo ele, enquanto o lado pertencente a Esperantina recebeu melhorias, a parte que pertence a Batalha permaneceu sem intervenções.
De acordo com o vereador, no último dia 10 de março, uma apresentação promovida pela Secretaria de Turismo do Estado e pela Federação do Comércio do Piauí destacou os potenciais turísticos de Batalha, incluindo cachoeiras e sítios arqueológicos. No entanto, Costa criticou a falta de investimentos efetivos na infraestrutura local, especialmente na principal atração turística do município.
“Como querem mostrar o potencial turístico da cidade se excluem o município de uma situação dessas? A Cachoeira do Urubu é o cartão-postal da cidade e não recebeu nenhuma melhoria”, afirmou.
O vereador também mencionou a realização de uma feira regional de turismo nos dias 8 e 9 de maio, envolvendo os municípios de Batalha, Barras, Esperantina e Luzilândia, e questionou como a cidade poderia se destacar no evento sem investimentos em sua infraestrutura turística. “Se não querem fazer aqui, então não deveriam ter feito de um lado só. Se não é pra fazer em Batalha, que não façam em lugar nenhum!”, criticou.
Em resposta à sua cobrança, o vereador relatou que uma representante do Governo do Estado justificou a situação pela troca de secretário na pasta do Turismo. No entanto, ele destacou que a obra foi autorizada enquanto o vice-governador Themístocles Filho (MDB) estava interinamente no cargo, ressaltando que o deputado estadual filho do vice-governador obteve expressiva votação no município, sem que houvesse uma contrapartida em investimentos.