A situação da Unidade Escolar José de Arimateia Castro, localizada na comunidade Catombo, zona rural de Batalha, virou pauta de discussão pública nesta semana. Uma moradora usou as redes sociais para denunciar as condições da escola e questionar a proposta de implantação do ensino em tempo integral na unidade. Em resposta, o secretário municipal de Educação, Elvis Machado, conhecido como Opa, publicou um vídeo nesta quinta-feira (4) se manifestando sobre o caso.
Na denúncia divulgada na quarta-feira (3), a moradora relatou preocupação com a infraestrutura da escola e disse que, na avaliação de mães presentes em reuniões com a Secretaria, não há condições para ampliar a carga horária dos alunos.
“Tudo começou com a questão de implementar escola em tempo integral na unidade escolar José de Arimateia Castro, que fica na localidade Catombo, zona rural de Batalha. Já fomos chamados para algumas reuniões para falar sobre o assunto e a Secretaria de Educação sempre manifesta que o problema de não ter acontecido ainda a implementação da escola em tempo integral na unidade é a falta de transporte. Mas a questão não ficou barrada na falta de transporte. A questão está barrada na estrutura que a unidade não oferece”, afirmou.
Segundo a denunciante, os problemas vão além da logística.
“A unidade ultimamente não está oferecendo estrutura nem para funcionar. Ontem fomos chamados para uma reunião para falar sobre o assunto. Houve algumas propostas que a Secretaria propôs, e nenhuma foi aceita pelas mães. Porque você olha para a situação da unidade escolar, você fica triste, você fica revoltada, porque são crianças, que têm os seus direitos a serem respeitados e garantidos por lei”, declarou.
Ela destacou pontos críticos relatados durante a reunião.
“Os cupins tomaram de conta da escola. Durante a reunião, houve reclamações de que o quadro da professora está na metade, porque o cupim já comeu o resto. Estamos com medo da situação de como está o teto da escola. Por ser forrado, a gente não tem noção de como está a situação do teto”, disse.
Resposta da Secretaria
Nesta quinta-feira (4), o secretário de Educação, Elvis Machado, gravou um vídeo para esclarecer a situação. Ele afirmou que a escola tem condições de funcionamento, mas reconheceu a necessidade de alguns reparos.

“A escola José de Arimateia Castro tem estrutura, sim. Precisa ser recuperada em algumas partes. O teto nunca vai cair, disso eu tenho certeza, porque essa escola passou por uma reforma do teto, e não tem dois anos que foi feita essa reforma”, disse.
O secretário explicou que o principal entrave para a implantação do tempo integral não é a infraestrutura, mas a falta de transporte escolar.
“O maior problema que eu tenho na região é a questão do transporte escolar. Na parte da tarde, o transporte que era para fazer o retorno dos alunos está na cidade, trazendo os alunos do sexto ao nono ano para o ginásio municipal da Dila Melo”, declarou.
Segundo Machado, a implementação do ensino integral no município atende a uma determinação do Ministério Público e às metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê que 25% das matrículas estejam em tempo integral. Ele citou exemplos de unidades que já estão funcionando nesse modelo.
“Coloquei aqui: Lindolfo Nunes, em Lages; Dom Severino, no Cedro, funcionando; Magno Pires, em processo de funcionamento; José Cláudio, na Chapada do Rubu, funcionando. […] Então nós temos esse problema no Catombo, que não foi possível fazer as adequações”, afirmou.
Durante o vídeo, o secretário convidou a comunidade escolar para uma reunião marcada para a próxima terça-feira (9), às 9h, na unidade do Catombo, a fim de discutir alternativas para este ano.
“Estou convidando os pais para uma reunião, para que juntos possamos decidir. Não vamos colocar integral agora, mas tenho certeza de que em 2026, a partir do dia 2 de fevereiro, quando começa o ano letivo, a unidade escolar José de Arimateia Castro vai estar pronta para funcionar em tempo integral, com qualidade e transporte”, garantiu.
O secretário encerrou sua fala destacando sua experiência e o compromisso da gestão.
“A Secretaria sempre vai estar aberta para atender as demandas dos pais, dos alunos e da comunidade escolar. Eu, professor Elvis Machado, que tenho 40 anos de experiência com educação, trabalho para que a educação do meu município seja excelente”, concluiu.
Confira os vídeos na íntegra:
