Netanyahu diz que líder supremo do Irã pode ter morrido em ataque

Teerã nega informação e afirma que aiatolá está seguro

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou neste sábado (28) que forças israelenses destruíram o complexo do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, e indicou que ele pode ter morrido após o ataque.

Segundo uma autoridade israelense ouvida pela Reuters, sob anonimato, o corpo do líder teria sido encontrado e uma imagem teria sido exibida a Netanyahu e ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Até a última atualização, o governo iraniano não confirmou a morte e declarou que Khamenei está “bem e seguro”, classificando as informações como “guerra psicológica”.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei • Foto: WANA (West Asia News Agency)/Divulgação via REUTERS

Em pronunciamento, Netanyahu afirmou que o ataque atingiu o complexo usado pelo líder iraniano e que há elementos que indicam que ele “não existe mais”. O premiê também declarou que comandantes da Guarda Revolucionária e autoridades ligadas ao programa nuclear iraniano foram mortos e que novos alvos serão atingidos nos próximos dias.

A ofensiva faz parte do grande ataque lançado por Estados Unidos e Israel contra o Irã neste sábado. Segundo a imprensa iraniana, com base em dados da rede Crescente Vermelho, a ação deixou 201 mortos e 747 feridos.

Explosões foram registradas em Teerã e em cidades como Isfahan, Qom, Karaj e Kermanshah. Entre os mortos estariam o ministro da Defesa do Irã, Amir Nasirzadeh, e o comandante da Guarda Revolucionária, Mohammed Pakpour, segundo fontes ouvidas pela Reuters.

Em resposta, o Irã lançou mísseis e drones contra Israel e contra bases militares dos EUA no Oriente Médio. Explosões foram relatadas em países como Catar, Bahrein, Kuwait, Jordânia, Iraque e Emirados Árabes Unidos. Uma pessoa morreu em Abu Dhabi e quatro morreram na Síria após ataque a um prédio, segundo a Reuters.

O Estreito de Ormuz, importante rota global de petróleo, foi fechado por segurança, enquanto companhias aéreas suspenderam voos na região. Dois voos que saíram de São Paulo com destino a Dubai e Doha precisaram retornar.

Durante o discurso, Netanyahu também fez um apelo à população iraniana para que proteste contra o regime, afirmando que a situação representa uma oportunidade histórica.