Lorenna Melo relembra trajetória e desafios no empreendedorismo

Empresária da LK Store é a primeira convidada da nova coluna do Diário de Caraíbas

A empresária Lorenna Melo é a primeira convidada do “Bagagem”, novo espaço do Diário de Caraíbas dedicado a histórias, trajetórias e experiências de diferentes pessoas. À frente da loja LK Store, ela relembra o início na moda, desafios enfrentados no empreendedorismo e aprendizados ao longo da caminhada.

Quem é Lorenna Melo

Lorenna Melo tem 37 anos. Nascida em Teresina, foi em Batalha que construiu grande parte da sua história e das suas memórias afetivas. Mãe de Carlos Roberto Jr. e Cristal de Saphira, ela se define como esposa, temente a Deus e empreendedora.

Foto: Reprodução/Arquivo

Formada em Design de Moda, Lorenna também possui especializações em Moda, Varejo e Comportamento do Consumidor, além de Marketing e Empreendedorismo em Moda. Atualmente é gestora da loja de multimarcas LK Store.

“Tenho 37 anos, nasci em Teresina, mas me criei em Batalha, uma cidade tão linda, com tantas memórias afetivas.”

Trajetória

O interesse pela moda começou ainda na infância. Lorenna lembra que cresceu acompanhando o trabalho da avó Raimunda e das tias, que costuravam e bordavam, enquanto a mãe, Sonia Maria, organizava desfiles de moda em Batalha nos anos 1990.

“Na minha infância eu convivia vendo minha avó Raimunda e minhas tias costurando e bordando. Minha mãe, Sonia Maria, promovia desfiles de moda nos anos 90 que reuniam vários jovens da cidade de Batalha.”

Tesouras utilizadas pela avó de Lorenna Melo em trabalhos de costura. | Foto: Arquivo pessoal

Antes de abrir a própria loja, Lorenna fez um curso de maquiagem e começou a trabalhar como maquiadora. Depois trabalhou em lojas de roupas, experiências que ajudaram a confirmar o caminho que desejava seguir.

Lorenna Melo e o marido, Carlos Roberto, em evento da LK Store realizado em 2021. | Foto: Arquivo pessoal

Foi então que decidiu cursar Design de Moda pela UniNovafapi. Anos depois, ao lado do marido Carlos Roberto, começou a empreender vendendo roupas importadas em casa.

“Os desafios chegavam, mas a perseverança falava mais alto.”

O sonho da loja física se concretizou em novembro de 2019, com a inauguração da LK Store. Hoje, o espaço trabalha com moda masculina, feminina e infantil, além de oferecer consultoria de moda personalizada aos clientes.

Desafios no caminho

Pouco tempo após a inauguração da loja, Lorenna enfrentou um dos momentos mais difíceis da trajetória. Com apenas três meses de funcionamento, o comércio foi impactado pela pandemia da covid-19.

“Com apenas três meses de loja inaugurada tivemos a triste notícia do início da pandemia e tivemos que fechar a loja por algum tempo.”

Diante das dificuldades, foi necessário buscar novas estratégias de vendas para manter o negócio ativo. Após a retomada gradual das atividades presenciais, outro problema surgiu: um abalo na estrutura do teto da loja quase causou grandes prejuízos.

“Estávamos abalados com tudo que se passava no mundo, mas tínhamos que continuar.”

Conselho para quem está começando

Ao falar sobre o início de uma carreira no setor, Lorenna destaca a importância do conhecimento e da preparação.

“O estudo é o essencial para se começar. O conhecimento do que você vai proporcionar será fundamental.”

Segundo ela, a experiência vem com o tempo, mas alguns princípios precisam acompanhar quem decide empreender.

“O estudo, a determinação, a paciência e a fé em Deus são os pilares.”

Uma ideia que inspira

Entre as referências que procura aplicar no dia a dia do trabalho, Lorenna destaca uma frase do especialista em marketing Philip Kotler.

“Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los.”

_ Philip Kotler
Foto: Arquivo pessoal

Um lugar em Batalha

Ao falar sobre a cidade onde construiu sua trajetória, Lorenna destaca as belezas naturais, a cultura e a hospitalidade das pessoas.

“Batalha é uma terra linda, encantadora, com tantas belezas naturais e uma cultura rica.”

Foto: Tec Fly Drone/Reprodução

Para ela, escolher apenas um lugar favorito seria difícil. Por isso, prefere deixar um convite para quem ainda não conhece o município.

“Eu convido você que está lendo agora para vir conhecer Batalha ou ‘matar a saudade’ da nossa ‘Batalhinha de açúcar’.”