Um motociclista identificado como Edson Barbosa Dias, de 47 anos, morreu após ser atingido por um carro na manhã de domingo (15), no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa, no Centro de Teresina. O motorista foi conduzido pela polícia.

De acordo com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRANS), a vítima pilotava uma motocicleta e aguardava a abertura do semáforo quando foi atingida na traseira por um carro modelo Chevrolet Ônix, de cor prata. O impacto ocorreu no cruzamento das duas avenidas.
Imagens registradas por câmeras de segurança mostram o momento em que o motociclista permanece parado antes da faixa de pedestres aguardando o sinal abrir. Em seguida, um carro prata se aproxima em alta velocidade e atinge a traseira da motocicleta.

Com o impacto, Edson Barbosa foi arremessado para frente e caiu nas proximidades de um posto de combustível. A motocicleta foi arrastada por cerca de 40 metros, enquanto o carro ficou com a parte frontal destruída após a colisão.
A Polícia Militar foi acionada e solicitou atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No entanto, ao chegar ao local, os socorristas constataram que o motociclista já estava sem vida.
O motorista do carro, identificado como o engenheiro Carlos Eduardo Marques Ângelo, de 25 anos, natural de Esperantina (PI), foi conduzido à Central de Flagrantes para os procedimentos legais após o acidente registrado na capital.

Segundo a polícia, o condutor apresentava sinais de alteração da capacidade psicomotora, como olhos vermelhos, odor alcoólico, desorientação e fala arrastada. Ele se recusou a realizar o teste do etilômetro solicitado pelos policiais que atenderam a ocorrência.
Dentro do veículo foram encontrados uma garrafa de bebida alcoólica parcialmente consumida, invólucros com substância análoga à maconha, triturador de ervas, papel “seda”, isqueiro e outros objetos, conforme registro da ocorrência policial.

Após a análise do caso, o engenheiro foi indiciado pelo crime de homicídio qualificado com dolo eventual, quando a pessoa assume o risco de provocar a morte ao adotar determinada conduta, mesmo sem intenção direta de matar.
Carlos Eduardo Marques Ângelo exerce função de assessor técnico comissionado na Diretoria de Engenharia do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI). O órgão informou, em nota, que lamenta o ocorrido e adotará os procedimentos administrativos cabíveis.
A vítima trabalhava como motociclista por aplicativo e, segundo familiares, já havia sido candidata a vereador em duas ocasiões. Pessoas próximas também relataram que ele manifestava interesse em disputar uma vaga de deputado estadual nas próximas eleições.

O corpo de Edson Barbosa foi velado nesta segunda-feira (16), na Vila Afonso Gil, na região do Grande Promorar, zona Sul de Teresina. Familiares e amigos se reuniram para prestar as últimas homenagens ao motociclista.
Com a conclusão do inquérito, o relatório deverá ser encaminhado ao Ministério Público, que irá analisar o caso e decidir se apresenta denúncia à Justiça. Caso a denúncia seja aceita, o engenheiro passará a responder como réu no processo.
