
Professores aprovados em processo seletivo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) relatam possíveis irregularidades na convocação de profissionais no Piauí. As denúncias indicam que candidatos classificados não estão sendo chamados, enquanto outras pessoas estariam sendo contratadas fora do processo.
Os relatos envolvem municípios como Buriti dos Lopes, Inhuma, Fronteiras, Cristino Castro, Jatobá do Piauí, Barras, Piripiri, Isaías Coelho, Luzilândia e também Batalha. Segundo os denunciantes, a situação se repete em diferentes regiões, com questionamentos sobre a forma de contratação adotada.
De acordo com os professores, há casos em que candidatos bem colocados seguem no cadastro reserva, enquanto vagas são ocupadas por contratos diretos. “Pessoas saíram de suas casas, pagaram e estão bem colocadas”, afirmou uma professora em relato enviado.
Também há registros de dificuldade para obter informações nas Gerências Regionais de Educação. Em alguns casos, professores relataram medo de se identificar ao denunciar, citando receio de possíveis consequências no ambiente de trabalho.
Em Batalha, candidatos apontam situação semelhante envolvendo vagas para professores polivalentes. Segundo relatos enviados à redação, não houve convocação de aprovados, mesmo com a existência de vagas previstas no processo seletivo divulgado pela Seduc.
A Secretaria de Estado da Educação ainda não se manifestou sobre os critérios de convocação mencionados nas denúncias. O espaço segue aberto para que o órgão apresente esclarecimentos sobre os procedimentos adotados na contratação de professores.



