Piauí confirma morte de adolescente por raiva após mordida de sagui

Jovem de 17 anos foi mordido na zona rural de Oeiras e morreu em Teresina

Foto: Gabriel Paulino

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí confirmou, nesta quarta-feira (29), que a morte de um adolescente de 17 anos foi causada por raiva humana. O óbito ocorreu em 17 de abril, após internação em unidade de saúde em Teresina.

O paciente havia sido mordido por um sagui cerca de 40 dias antes do início dos sintomas, na zona rural de Oeiras. Ele apresentou sinais como desorientação, vômitos e febre, sendo inicialmente atendido na Unidade de Pronto Atendimento do município.

Devido à gravidade do quadro, o adolescente foi transferido no mesmo dia para o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, na capital. Os exames que confirmaram a doença foram realizados no Instituto Pasteur, no estado do Rio de Janeiro.

Em nota, a Sesapi informou que adotou medidas de vigilância e controle no município de Oeiras. A secretaria também reforçou orientações para casos de mordidas de animais, com base em recomendações do Ministério da Saúde.

Entre as medidas indicadas estão a lavagem imediata do ferimento com água e sabão e a busca por atendimento de saúde para avaliação e indicação de profilaxia. A orientação inclui ainda não tentar capturar o animal agressor.

A secretaria destacou também a importância de manter a vacinação de cães e gatos em dia como forma de prevenção. Segundo o órgão, o último caso de raiva humana no Piauí havia sido registrado em 2024, no município de Piripiri.