Vereadora presa ao sacar R$ 500 mil deixa prisão após pagar fiança em Piripiri

Parlamentar é investigada por suspeita de lavagem de dinheiro, segundo a PF

Foto: Divulgação / PF

A vereadora de Piripiri, Francinalva de Melo (PDT), deixou a prisão nesta quinta-feira (25) após passar por audiência de custódia e pagar fiança no valor de R$ 20 mil. Ela havia sido presa em flagrante pela Polícia Federal ao tentar sacar cerca de R$ 500 mil em uma agência do Banco do Brasil no município.

Segundo a Polícia Federal, a investigação teve início com base em relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que apontaram movimentações financeiras consideradas incompatíveis com a capacidade econômica declarada pela parlamentar.

Ainda de acordo com a PF, Francinalva seria sócia-administradora de sete empresas sediadas em Piripiri, Teresina e Fortaleza (CE). As investigações apuram suspeitas de que movimentações em dinheiro vivo teriam sido utilizadas para ocultar valores relacionados a contratos públicos firmados por empresas privadas.

Além da quantia em dinheiro, a Polícia Federal apreendeu um telefone celular e um cheque em nome da vereadora no valor de R$ 10.417.

A defesa da parlamentar afirmou que o saque em espécie, por si só, não configura crime previsto na legislação brasileira e negou qualquer irregularidade. Segundo a advogada Carolina Cavalcante, a origem dos recursos e a finalidade da movimentação serão demonstradas no decorrer do processo.

A defesa também declarou confiar que a investigação comprovará a licitude dos valores e reiterou o compromisso com o devido processo legal, a presunção de inocência e o direito à ampla defesa.

As investigações continuam para apurar a origem dos recursos e a eventual participação de outras pessoas físicas e jurídicas no caso.

Veja também